sábado, 31 de março de 2012

Abra sua Mente


"Os livros abrem a mente das pessoas. Muito mais que a politica e muito mais que a revolucao" – Maria Laura


Personagem da atriz Julia Feldens, na minisserie Um So Coracao / Rede Globo (2004), de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira

sexta-feira, 30 de março de 2012

Van Gogh, O Leitor



“Gostaria que toda a gente tivesse a faculdade de ler um livro em pouco tempo e guardar dele impressoes nitidas. A leitura assemelha-se a contemplacao de um quadro, tem-se de lhe descobrir depressa as belezas, sem hesitar, e aprecia-lo com seguranca”  Van Gogh

Vincent van Gogh nasceu no dia 30.03.1853 e teve a sua curta vida (37 anos) marcada por muitas tragedias, mas, como todo grande artista, deixou um legado para humanidade de valor inquestionavel. Infelizmente, so vendeu um unico quadro em vida. Hoje, suas obras ultrapassam milhoes e milhoes de dolares, pelo mundo afora. Na sua ultima carta ao irmao Theo, que foi encontrada em seu bolso, apos ter levado um tiro do adolescente Rene Secretan (segundo a sua ultima biografia "Van Gogh: The Life", contrariando a possibilidade de suicidio ate entao acreditada), eis o registro inconteste de sua arte, sem limites: “Ora pois… o meu trabalho, nele arrisco a vida e nele perdi, em parte, a razao”. Vir a Amsterdam e nao ir ao Van Gogh Museum e melhor ficar em casa.

Preciso Ler Mais Livros...




Essa cancao do Marcelo Quintanilha e linda e a primeira frase ja me pegou de jeito: "Preciso ler mais livros"... O clipe tambem e bem bonito. Confiram!

Entendeu?


"Se voce sabe ler, voce pode escrever tudo que voce aprendeu, tudo que voce sabe, botar numa biblioteca, aquele negocio lindo, la, e voce ir jogar peteca, e ver televisao, e olhar a vida dos outros e fazer qualquer coisa... Mas, se voce nao sabe ler, voce tem que ficar o tempo todo falando cultura, olhando cultura, pintando cultura. Euclides da Cunha e que fala como o sertanejo gosta de prestar atencao a tudo que acontece e, ja que ele e analfabeto, o som passava a ter uma importancia melhor, o ouvido era mais importante que o olho, nao era como hoje, da ditadura do olho sobre o ouvido, era uma ditadura do ouvido sobre o olho, e entao a lingua era muito cuidada". Entendeu?


Tom Ze / no documentario Palavra Encantada (2008), de Helena Solberg 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Vergonha


Adivinhem que pais e esse? Brasil, claro. Vergonha. Simplesmente isso.


Fonte: iPortal de Noticias

segunda-feira, 26 de março de 2012

Aniversario


Ontem foi o meu aniversario e o meu amigo Gilson Bicudo me presenteou, no Facebook, com o poema "Aniversario", do Drummond, que eu nao conhecia ainda e adorei. E ou nao e uma graca?


Aniversario


Procurei no dicionário,
Com paciência e cuidado,
O real significado
Da palavra aniversário.
Aquele livro pesado, 
Mestre dos visionários,
"Pai dos burros" batizado,
Pareceu-me sectário,
Ao responder meu chamado.
Deveras decepcionado,
Joguei o meu dicionário
Na estante, empoeirado,
Para pregar, solitário,
O meu significado
Da palavra aniversário.
Diz assim, o verbete lendário,
Ontem, por mim criado:
"Aniversário: Espécie de relicário,
Muitíssimo bem guardado
Nas folhas do meu diário,
Dos versos que eu escrevi,
Com todo amor, e não li,
Durante o ano passado.


Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 23 de março de 2012

Livro Achado Nao É Roubado




Aqui em Amsterdam existe um mercado de pulgas bastante conhecido que fica, na Waterloplein, uma praca nos arredores do centro da cidade, perto do Jewish Historical Museum. Ao final do dia, muitos comerciantes jogam fora varios livros, para deleite de moradores e turistas. Esse simpatico velhinho escolheu o seu e eu tive a sorte de fazer o registro no exato momento em que ele pegava o exemplar. Dei uma volta no local e, quando estava voltando pra casa, quem eu encontro parado por ali lendo um livro? Isso mesmo, o proprio. Achei tao inusitado e surpreendente que nao resisti e fiz a imagem. Livro achado nao e roubado.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Clarice Pop


Em comemoracao ao mes da mulher, o site Delas, do Portal IG, trouxe esta semana uma materia bem interessante sobre a escritora Clarice Lispector e o seu apelo "pop" para atrair milhares de fas/leitores, na internet. Esse mesmo fenomento eu ja havia adiantado, ha cerca de dois anos, numa resenha que fiz sobre uma biografia do escritor Caio Fernando Abreu, para o mesmo Portal. O foco nao poderia ser outro: essa avalanche de citacoes da escritora que toma conta de redes sociais e blogs e que a faz recordista em popularidade, na web. Nadia Gotlib, por exemplo, afirma que ler Clarice aos pedacos nao e nenhum problema, pelo contrario!, mas nem tudo que circula na internet pertence a ela de fato: “Muitos são iniciados em Clarice lendo pequenos trechos pela internet. E destes textos passam, depois, para outros textos publicados em livros. Continua sendo o melhor modo de ler a autora. Mas fica o alerta: Muitos dos textos que circulam na internet não são de Clarice”. Entao, claricianos, fiquem de olho!

Ilustracao: deste que vos escreve
Fonte: Delas / Portal IG

sábado, 17 de março de 2012

Super Sincero


Muitos escritores, depois de famosos, costumam nao autorizar novas edicoes de seus primeiros escritos, por acharem muito ruins, colegiais, etc. Navegando na internet, descobri um escritor nao so descontente com a primeira edicao de um de seus livros, como  tambem implorando para que os seus leitores "queimem" a obra. Tamanha sinceridade merece ser comemorada.  O livro em questao e Bonecas de Pano, de Wanderley Matias de Souza e o texto de "mea culpa" foi extraido do blog dele:

"Queria encontrar uma por uma e rasgá-las, queimá-las, reduzi-las a pó. Seria muito bom se todos aqueles que possuem uma cópia da 1ª edição fizessem isso por mim. Porém, sei que os leitores possuem certa `perversidade`, gostam de guardar o imperfeito como `curiosidade`. E sei também que muitos deles não conseguem ver o que vejo. Paciência. Minha esperança está nas mãos dos leitores desleixados, que não têm muito cuidado com seus livros, deixando-os cair num vaso sanitário, num bueiro, numa lixeira. E, assim, gradualmente, espero, a maioria dessas cópias perder-se-á".

Fonte/Imagem: Blog Sui Generis

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Nacional da Poesia

Imagem feita no Rio Vermelho, em Salvador/Jan.2010. Homenagem ao poeta gaucho Mario Quintana e ao Dia Nacional da Poesia, que e comemorado hoje.

Exemplo


A catadora de lixos reciclados, Ercília Stanciany da Silva Mozer, foi destaque hoje no principal portal de noticias do pais por um motivo bastante nobre: passou no vestibular da Universidade Federal do Espirito Santo, no curso de Artes Plasticas, depois de ter encontrado os livros de que precisava para estudar no lixo. “Estou feliz demais da conta. Tem hora que eu nem sei o que estou sentindo. Era um sonho de infância e agora estou realizando”, disse emocionada. Nos seus planos, alem do tao sonhado curso, esta ainda a construcao de uma biblioteca nos fundos de casa: "Quando terminar minha casa aqui, quero fazer uma biblioteca em um cômodo nos fundos. Quero ajudar pessoas que talvez estejam com o mesmo problema que eu tive". Exemplo! Boas-vindas, colega.

Fonte e imagem. UOL Vestibular

terça-feira, 13 de março de 2012

Casa de Poeta


Uma dica bem bacana pra quem esta na cidade de Sao Paulo e quer fazer um programa diferente e conhecer a casa onde morou o poeta Guilherme de Almeida, um dos articuladores da Semana de Arte Moderna de 1922. Alias, Semana esta que completou recentemente 90 anos! A casa fica no charmoso bairro do Pacaembu, no centro da capital paulista, e a entrada e gratuita. Otima oportunidade tambem para ver de perto obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lasar Segal, Di Cavalcanti, Brecheret, entre outros. E, claro, muitos livros! Ha ate um exemplar raro de Ulysses, de James Joyce. Anota ai na agenda:


Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu - São Paulo
De terca a domingo, das 10h as 17h
Entrada franca



Imagens: Google

domingo, 11 de março de 2012

Flagra


Leitora aos pes da estatua do filosofo Espinoza. Hoje a tarde, no centro de Amsterdam.

sábado, 10 de março de 2012

Marilyn



– Puxa, eu gostaria de ler todos esses livros.
– Felizmente, nao e necessario. Muitos deles so tem imagens.

Dialogo delicioso do filme “My Week With Marilyn”, de Simon Curtis.

terça-feira, 6 de março de 2012

Elegante


"Quem le e mais elegante, mais excitante, mais sensual, mais tudo". 


Fernanda Young / Escritora e roteirista, no programa Lobotomia, da MTV Brasil.


P.S. Assim que chegar ao Brasil, edito os textos com os devidos acentos, etc.
 
;